"Uma vitória histórica, para colocar na história desses quase 83 anos do Aimoré". As palavras do presidente Ronaldo Vieira resumem bem o que foi o confronto do Aimoré contra o Brasil, neste domingo. Com um 1º tempo avassalador, o Índio Capilé não tomou conhecimento do Xavante e aplicou 3 a 1 no adversário, quebrando um tabu de 33 anos sem vencer no Estádio Bento Freitas. Gustavo Xuxa, em dois belos gols, e Wagner marcaram os tentos aimoresistas. Leandro Camilo descontou para o Brasil.
Novidade de última hora na escalação, substituindo Marco Antônio, que sentiu no aquecimento, Gustavo Xuxa foi o grande nome da partida. Aos 20 minutos, ele recebeu lançamento de Marcelo Pitol, conduziu para dentro e bateu no canto, sem chances para Carlos Eduardo. Pouco depois, aos 28, Xuxa novamente arriscou de fora da área e acertou o ângulo, anotando um golaço e ampliando para o Índio. Dominante na partida, o Aimoré transformou a vitória em goleada pouco antes do intervalo. Henrique Ávila fez cruzamento da esquerda e Wagner escorou para as redes.
Pressionado por seu torcedor, que proporcionou algumas cenas lamentáveis no Bento Freitas, o Brasil buscou reagir na segunda etapa. Mas só conseguiu descontar com Leandro Camilo, de cabeça, aos 14 minutos. Nas demais investidas xavantes, Marcelo Pitol fez importantes intervenções para garantir o 3 a 1 para o Aimoré.
Com a grande vitória, o Índio chegou aos 9 pontos e ocupa a 5ª colocação do Campeonato Gaúcho. Na próxima rodada, o Aimoré volta à zona sul do estado para enfrentar o Pelotas, na Boca do Lobo. A partida está marcada para sábado, às 18h.
Aimoré: Marcelo Pitol; Gian, Renato, Douglão e Henrique Ávila; Toto e Diguinho (Digaô); Wagner, Leandro Canhoto (Parrudo) e Gustavo Xuxa; Ricardo Verza. Técnico Gelson Conte.
Foto: Carlos Insaurriaga / Brasil-Pel/Divulgação